Tempo

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

1 mes!

Pois bem, depois de ter coragem pra retomar a escrever após mais de 2 semanas, aqui estou.
Como o título sugere, já se passou meu primeiro mês aqui, e acho que ficar relatando cada passo meu, como por exemplo: "ahhh ontem eu fui no banheiro, soltei um barrão, depois comi 320g de macarrao com molho de tomate com 70% de extrato" e por aí vai.
Acho que seria melhor relatar um pouco mais das experiências que ando tendo aqui, coisas mais relevantes do que um diário de bordo tão detalhado.
Enfim, terminei o módulo de marketing tecnológico, fiz um trabalho + apresentação sobre a AOC monitores, tirei 9,5. Definitivamente foi muito útil para meu projeto de fim de curso aqui.
Levei um papo com o senhor Patäälo (coordenador do curso) esses dias, ele me convidou para um café, assim como ele já tinha marcado com outros estudantes, ele faz isso pra conheçer melhor cada um, muito legal.
Conversamos sobre diferenças culturais entre nossos 2 países, semelhanças (especialmente quando se é de Curitiba/Sul), e por aí vai.
Agora vai uma pequena lista do que descobri/aprendi/vivenciei nesse 1 mês:

Finlandês AMA pão, leite e doçes (e não pense que é chocolate, os caras, inclusive adultos gostam de docinho de criança tipo gominha e tal, chega a ser engraçado). Quanto a leite e pão, eles comem em toda refeição. O pão não consigo aderir muito, geralmente uma pequena fatia, mas o leite até que já aderi.
Finlandês BEBE MUITO, eles tem uma cultura sobre o alcool bem peculiar. Embora o alcool seja sobretaxado e vendido apenas numa loja estatal, eles não se importam e compram mesmo.
Carne aqui é uma droga! Eu sonho com uma bela fatia de picanha mal passada, com capinha de gordura e xeia de sal grosso!
Peixe aqui é muito gostoso :)
Os finlandeses se orgulham MUITO da Nokia, falam dela o tempo todo. Não teve uma aula sequer que não foi citada a nokia.
Eu tenho cara de austríaco, segundo os alemães e os austríacos.

Há mais coisas a serem adicionadas a lista, a medida que eu for me lembrando eu adiciono, nem que seja um post relampago aqui.
Sinceramente, andei refletindo um pouco depois de conversar ontém com meus pais sobre saudades. Fato é que sinto saudades dos meus pais, da minha família, dos meus amigos, de alguns pratos de comida. Mas honestamente, não sinto falta do Brasil (até agora), mas digo Brasil como meio físico de se morar. São duas realidades diferentes, dois países diferentes, talvez por eu nunca ter sido muito patriota/nacionalista/whatever. Bem, talvez eu esteja dizendo isso por ser meio cedo, e depois eu sinta falta, mas pode ocorrer o contrário de eu me acostumar mais com isso aqui e sentir menos falta do que antes.

Bom, 4a feira é dia da Brazilian Party por aqui, organizada por mim. Caipiroska e música brasileira (que medo), mas os gringos adoram essas porcariadas mesmo. Ao povo, pão e circo!

Beijos a todos ;)

Nenhum comentário: