Tempo

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A Finlândia

Bom, eu poderia fazer um resumo do que ocorreu nessa ultima semana que se passou, mas a verdade é que ela não foi tão diferente assim, com algumas poucas excessões.
Sábado por exemplo tivemos um jantar pro pessoal do curso (na faixa, ufa!) no restaurante mais tradicional daqui.
De entrada serviram alfaçe, pepino e salmão (frio), tudo bem temperado com oregano, azeite de oliva e tal...
Depois o prato principal era purê de batata (o que me fez lembrar do purê da mamãe e ficar com saudades), carne de rena (sim, eu comi um viado hahahaha) e um molho doce de uma frutinha tipica da finlandia (puta merda, alem de comer viado to comendo frutinha tbm, tá ficando demais a coisa).
O curso continua muito legal, embora a carga de trabalhos seja alta e demasiadamente num nível superior.
Sobre o pessoal, de facto minha amizade acabou sendo bem estabelecida com o Michal e o Peter (ambos poloneses), o senso de humor deles se parece muito com o meu de falar merda, fazer viadagens, etc. Também me aproximei bastante do Marco e do Luca, ambos italianos, colegas meus de curso, to sempre aprendendo algo em italiano e ensinando em português hauhauhau.
Na quarta conheci um finlandes muito gente fina enquanto nós jogavamos blackjack.
O cara me poe 200 euros no meu jogo (sim, pode fazer isso), enquanto eu tinha apostado 4 euros hehehe. Ganhamos (eu com 8 euros no bolso e ele 400 :P), aí ele me ofereceu umas bebidas pra agradecer. Ganhei 2 coroñas (cervejinha de 6 euros aqui) e 2 doses de vodka (7 euros cada), conversei com ele e o amigo turco sobre jogo, finlandesas, etc... Contei que jogava poker e ele pediu meu numero, pra convidar pra um poker. Ele me convidou pra jogar ontém, porém eu estava passando o dia com a Enna, uma finlandêsa que conhecí sabado e.... enfim...
Hoje foi um dia bem de Maria: saí pra correr mais cedo (2 da tarde), voltei, tomei um banho, lavei as roupas, enquanto elas tavam na máquina eu e o Murad (meu companheiro de quarto) demos uma geral em tudo, aspiramos, limpamos, esfregamos, cozinha, quarto, banheiro, etc... Valeu a pena, em 40 minutinhos deixamos o apê limpo e xeiroso, bom saber que ele não é porco também hehehe.

Ok, eu não ia falar muito da semana e acabei falando, mas queria falar um pouco sobre o país em sí.
Nos ultimos tempos eu andei percebendo como pelo menos em Oulu as pessoas são divididas em 2 grupos principais: Jovens e Idosos. Eu poderia arriscar que 50% da população tem menos de 30 anos (devido ao fato de ser uma cidade universitária), uns 30% idosos e 20% ditos "meia idade" (30 aos 55).
É impressionante a disposição que os idosos daqui tem: pedalam pelas ruas o dia inteiro, estão sempre caminhando pelas ruas, parques, trilhas. Enfim, isso se reflete na saúde deles, são poucos os idosos que vejo de bengala, ou com aquelas "bandejas" com rodinhas que eles vão caminhando.
O que me impressiona aqui é como um nível cultural e educacional demasiadamente elevado traz benefícios incalculáveis. Violência é algo que simplesmente não existe, no máximo 1 ou 2 bêbados querendo arranjar confusão na rua, mas ninguem dá a mínima.
O Finlandês não tem aquela ânsia pelo consumo como em outros países ditos de primeiro mundo (aqui mesmo pela europa, como frança, alemanha, espanha, etc). O maior desejo aqui é apenas viver bem, e só. Todos aqui possuem um apartamento/casa compatível com suas necessidades, nem mais, nem menos (ok, talvez um pouco menos pros nossos padrões hehe), todos tem acesso a um carro (embora aqui bicicleta seja o meio de transporte mais utilizado pelo fato da cidade ser pequena), todos aqui possuem uma qualidade de vida invejável.
Ontém por exemplo ficou muito explicita a diferença entre o brasileiro e o finlandês: enquanto no Brasil, num domingo as pessoas vão ao shopping, fazem compras, cinema, etc... aqui as pessoas vão ao parque caminhar/correr, depois vão as cafeterias pois começa a ficar demasiadamente gelado. Talvez pelo fato do sol ficar escondido por meio ano, as pessoas valorizem muito um dia bonito, enquanto muitas vezes que eu estava no Brasil, embora o dia tivesse tão bonito e agradável, eu ia pro cinema/shopping também (não que isso seja errado, mas como nós não valorizamos essas pequenas coisas).
Outra coisa interessante está nas crianças: enquanto em outros países de uma cultura mais consumista as crianças pedem pelo ultimo video-game, ultimo brinquedo, etc... as crianças aqui ainda brincam de bicicleta o dia todo na rua, brincam em parquinhos públicos, e até mesmo os pré-aborrecentes se reunem na rua, vao pro mercadinho comprar um salgadinho, pegam uma bola e ficam brincando em qualquer lugar, já que área verde por aqui é o que mais tem, pelo fato da cidade ser bem espalhada.
Enfim, dada a minha condição de estudante intercambista, sem as mordomias de casa, numa sociedade totalmente preocupada apenas com o bem estar, está fazendo minha cabeça mudar significativamente, e creio eu para melhor.

Acho que é isso.
Beijos e abraços, papai e mamãe, amo vocês.
Piazada, também amo vocês.

2 comentários:

Milton disse...

Comentário do pai:

Querido Allan,

Não tenho dúvidas de que nesta sua estada, além dos conhecimentos adquiridos na Universidade, o fato de estar vivenciando uma cultura completamente diferente da sua, e analisá-la com um senso crítico bastante apurado como voce está fazendo, mostra inteligência, sensibilidade, e outras qualidades (não estou sendo coruja). Lendo seus comentários, senti muita felicidade pelo acerto da escolha de sua ida, e muito orgulho da pessoa que voce é. Amo muito voce!!!!!!

Comentário da mãe:

Lendo seu blog hoje à tarde, tive um misto de emoções: riso e choro, e a certeza de que essa sua estada longe de nós está sendo proveitosa, e mesmo que eu morra de saudades, continuo sendo forte o suficiente, pois sei que tudo isso vale a pena.
Te amo, beijos!!!!!!!!!!

♥Frann♥ disse...

legal seu blog!