Tempo

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Segundo post

Enfim, hora de relatar um pouco mais a jornada pelas terras gélidas da Finlândia.
Anteriormente tinha relatado apenas os fatos ocorridos até 3a-feira. Vamos pra quarta e quinta-feira:

Na quarta, resumidamente fui até a Escola de Engenharia da Universidade com o resto do povo (a maioria fará o mesmo curso que eu), pegamos alguns documentos, conversamos com o Matti (um dos coordenadores), depois fomos degustar o RU (restaurante universitário) local: QUE DELÍCIA! por 1,4 euros come-se muito bem! Filet de peixe (sem espinho! e ainda com sabor incluido no preco!), batatas (de tudo quanto é forma), salada (muito boa, nao como aquelas saladas que ficam num meio termo de congelado pra cru nos EUA, coisa fina mesmo!), arroz, molho de cogumelos (com pedacos grandes, oh meu Deus!) e ainda uma sopa do dia. Pra completar uma sobremesa que era torta mas nao comi e ainda voce pode pegar suco (peguei de abacaxi), leite (ei, estamos na escandinávia! o qual peguei um copo também, afinal quero me adaptar nas pequenas coisas) e ainda por cima CERVEJA (sem alcool, claro). A cerveja tinha cheiro de vinho de posto e gosto de cerveja choca, mas tomei um gole do William (vizinho francês, colega de curso também). Depois fomos pro centro da cidade, o pessoal precisava de um chip pro celular (eu já tinha pego o meu na 3a, esqueci de contar, quem quiser o número eu passo depois), fomos até o centrinho com um estudante finlandês gente boa (que a propósito nao lembro o nome hehehe) e depois voltamos pro apê. A noite teve festinha por aqui, conheci gente de outros andares. O pessoal da Lituânia se mostrou bem gente fina, assim como a italianada... assim como todo mundo, aqui todo mundo é bem solicito com o outro, mas nada por obrigacao.

Ontem fui pra universidade cedo com o pessoal pro encontro dos alunos... uma bosta. Tinham nem 50 pessoas, só mostraram o campus, nada excepcional. Depois mais RU, mais comida boa!
Voltamos pro apê, ficamos jogando conversa fora, etc, etc... A tarde planejei lavar as roupas, nao consegui mas agendei pra hoje! Também supostamente perdi por algumas horas a chave do apê, a qual estava no bolso da calca que eu vestia! Puta merda que sensacao horrivel! Vou comprar um chaveiro gigante e pendurar na cueca, isso sim!
Mais tarde decidi ir no mercadinho próximo pra conhecer, afinal é lá que vou fazer minhas compras, assim como comprar coisas que estavam faltando. Enquanto eu olhava as coisas, o Tero me ligou perguntando se eu nao queria ir pro centro, ele tava com os poloneses, o qual ele é "tutor" também. Eu precisava de uma bike, pq senao ia levar muito tempo. Por sorte o Franz, meu amigo Austríaco, vizinho da frente, emprestou a dele. Achei que ia me perder, ia ser a primeira vez que ia sozinho pra algum lugar... e nao é que NAO ME PERDI, achei o Tero numa boa!
Fomos na casa duns amigos do Tero, tomamos cerveja, jogamos conversa fora... Depois fomos pra um PUB tomar mais cerveja (pilotar uma bike bebado é algo único!). Depois decidimos ir pra uma baladinha. Detalhe que eu tava todo largadao, pq nem esperava ir pra balada, mas tudo bem. Dentro da balada foi bem legal, Onella. É grande pacas. Tem 4 espacos diferentes: Rock (unico lugar que se pode fumar), Pop finlandês (é engracado!), anos 70/80 (e várias pessoas dancando macho man!) e a pista principal toca eletronico/pop/hip-hop (musicas da jovem pan, resumidamente). O legal é que dentro da balada eles tem BLACKJACK pra jogar! Fui brincar um pouquinho (a aposta é entre 2 e 20 euros). Tive que fazer uma macumbinha lá, chamei a vó Nair... saí com 25 euros no bolso! HAHAHAHAHA. Pra comemorar foi uma rodada de cerveja pro pessoal por minha conta! Dancamos um pouco e voltamos pro apê.
Bom, interessante é que nos produtos do mercado sempre tá tudo escrito em finlandês e em sueco, entao pela proximidade com alemao, vendo figuras, etc to aprendendo mais sueco do que finlandes por aqui. Até mesmo porque, segundo o pessoal daqui, o oeste da finlândia é mais pró-suécia e o leste mais pró-russia, interessante. Pra quem nao olhou no mapa, Oulu fica no lado oeste, fica ao mar, mas 130 km da fronteira com a suécia.

Sobre hoje, complementando...
Dormi até meio-dia, dei uma limpada no apê, principalmente aspirar a poeira que acumula, pois como é pequeno, varrer nao adianta muito. Fiz meu magnífico almoco (dotes culinários colocados em prática diariamente) e agora vou lavar as roupas pois está no meu horário agendado!
Ah sim, esqueci de contar. Durante as compras no mercadinho de ontém tentei agir o mais finlandês possível: nao abri a boca no caixa (apenas dei oi, que é "hej"), ela disse o valor (11,40) em finlandês, eu dei o dinheiro certinho. Ela falou "kiitos" (obrigado) e eu "kiitos hej" (é tipo "obrigado também") e fui embora.
É isso entao.

Beijos e abracos a todos que torcem por mim aí do Brasil!
Pai e Mae: Amo vocês.
Piázada, amo vocês também seus viados!

Nenhum comentário: